quarta-feira, 18 de abril de 2018

DIA INTERNACIONAL dos MONUMENTOS e SÍTIOS

A Biblioteca associa-se à comemoração deste dia publicitando-o e  disponibilizando  informação  geral aos alunos  sobre  Património.
ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL


Património: onde o passado encontra o futuro

Por iniciativa da União Europeia celebra-se em 2018, pela primeira vez, o Ano Europeu do Património Cultural. Enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade e do diálogo interculturais e da coesão social, tem como objetivo chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e nas suas relações externas, e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.


Património ou Património  Cultural
Conjunto de todo os bens, manifestações populares, cultos, tradições tanto materiais quanto imateriais, que reconhecidos de acordo com sua ancestralidade, importância histórica e cultural de uma região (país, localidade ou comunidade) adquirem um valor único e de durabilidade representativa simbólica/material.
O Património Cultural é indissociável da realidade socioeconómica, requerendo conhecimento, proteção e valorização

Património Imóvel
Integram o património cultural imóvel os bens imóveis que assumem relevância para a compreensão, permanência e construção da identidade nacional e para a democratização da cultura. São bens que constituem testemunhos com valor de civilização ou de cultura. O interesse cultural relevante, designadamente histórico, paleontológico, arqueológico, arquitetónico, artístico, etnográfico, científico, industrial ou técnico destes bens reflete valores de memória, antiguidade, autenticidade, originalidade, raridade, singularidade ou exemplaridade.

Património Móvel
“Conjunto de bens culturais que podem ser transportados (objetos e obras de arte).”
Todo este património - por vezes exposto em museus reflete a criatividade e a estética do passado e do presente, para além de contribuir para a preservação da identidade cultural das comunidades que lhe estão associadas.”
European Heritage Network (s.d.) Cultural Heritage Thesaurus, p. 50. UNESCO (2008) Movable Heritage [trad.]. Lei 107/2001, de 8 de Setembro, Artigo 55.º. P
Património Imaterial
  “Entende-se por património cultural imaterial as manifestações culturais expressas em práticas, representações, conhecimentos e aptidões, de carácter tradicional, independentemente da sua origem popular ou erudita, que as comunidades, os grupos e os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural, e que, sendo transmitidas de geração em geração, são constantemente recriadas pelas comunidades e grupos [...], incutindo-lhes um sentimento de identidade coletiva, contribuindo assim para promover o respeito da diversidade cultural e a criatividade humana.”
Património cultural: conceitos e critérios fundamentais - Helena Barranha(ORG.)
IST Press e ICOMOS-Portugal Lisboa, 2016)






O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado na quarta-feira, sob o mote
“Património Cultural: de Geração para Geração
É necessário (…)” impulsionar o diálogo intergeracional enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade. Salvaguardar a herança cultural é reforçar laços identitários, fomentar o diálogo entre a tradição e o progresso, assumir os valores da memória como alavancas de futuro, estimular a transferência intergeracional de conhecimentos e reforçar a partilha de informação, sensibilizando os mais novos, aprendendo com os mais velhos, impulsionando a comunicação entre gerações, para conhecer mais, preservar melhor e cimentar a importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores das comunidades.”
DGPC( Direção Geral do Património Cultural)
Atividade programada no âmbito da comemoração do Dia internacional dos Monumentos e sítios no nosso concelho
Visita guiada ao Farol do Penedo da Saudade, S.Pedro de Muel, organizado pela Direção-Geral da Autoridade Marítima - Direção de Faróis



ATIVIDADES









Sem comentários:

Enviar um comentário