sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Sugestões de leitura recreativa


Mês de janeiro

----------------------------------------------------------


    Partindo de uma garrafa de porcelana azul e branca da China encomendada por Jorge Álvares em 1552, descobrimos uma aventura em que ressalta a vida de Jorge Álvares no Oriente naquela época, os seus amigos bem como as lendas e os animais míticos chineses.
O livro tem como objetivo fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura e os costumes e tradições da China e de Macau.

As autoras
Resultado de imagem para ana maria magalhães

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada


Nota biográfica
Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa em 1946. É professora de Português e História desde 1969. Professora destacada no serviço de ensino básico e  secundário de português no  estrangeiro durante dois anos.  É uma escritora portuguesa de literatura infanto-juvenil e destacou-se pelos livros da  coleção  Uma Aventura, destinados a jovens, e que tiveram grande sucesso. 
Isabel  Alçada nasceu em Lisboa em 1950. Orientadora de História durante três anos. Foi Ministra da Educação. Iniciou-se na escrita juvenil em 1982, juntamente com Ana Maria Magalhães. Dessa parceria resultaram mais de 50 títulos da coleção Uma aventura.
  


------------------------------------------------------------
Este romance conta a história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, que acabam por viver um amor escondido, pois pertencem a duas famílias que se odeiam. As famílias procuram impedir o relacionamento dos dois e Teresa é internada num convento. Teresa e Simão mantêm contacto por cartas. É formado um trio amoroso, mas todos têm um fim trágico – a morte.
No caso de Amor de Perdição, o drama é bem semelhante ao de Romeu e Julieta, de Shakespeare, principalmente pelo facto de haver rivalidade entre as famílias, e de haver uma busca dos dois amantes para ficarem juntos, contra todas as forças externas que tentam separá-los.


Resultado de imagem para camilo castelo branco biografia

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco 

Nasceu em Lisboa em 1825. Filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e de Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira, foi registado como filho de mãe incógnita, porque o seu pai e a sua avó não queriam que o nome Castelo Branco estivesse envolvido com alguém de tão humilde condição. A morte do pai obrigou-o a ir viver para Trás-os-Montes. Ao longo da sua existência revelou-se um falhado nos estudos e nos amores. As vicissitudes da vida fizeram-lhe despoletar a ideia de que a fatalidade e a desgraça são destinos a que não pode escapar. Foi um profissional das letras multifacetado, cuja obra o posicionou como uma das figuras mais eminentes da literatura portuguesa. Suicidou-se a 1 de junho de 1890, na freguesia de Ceide, Vila Nova de Famalicão.



------------------------------------------------------------------------


A inspiradora história de um amor proibido

  
  
Em 1939, ano da ocupação da Polónia pelos nazis, Alma Mendel, de oito anos, é enviada pelos pais para viver em segurança com os tios em São Francisco. Lá, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família. Despercebido por todos ao redor, um caso de amor começa a florescer. Depois do ataque a Pearl Harbor, no entanto, os dois são cruelmente separados. Décadas depois, presentes e cartas misteriosos são descobertos trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos.
 Varrendo através do tempo e abrangendo diferentes gerações e continentes, O amante japonês explora questões de identidade, abandono, redenção, e o impacto incognoscível do destino em nossas vidas.

“São duas histórias de amor que se cruzam: a de um casal jovem e a de um casal idoso, esta última vista com a distância geracional presente no olhar dos jovens…”
Isabel Allende, El País



ISABEL ALLENDE

A peruana naturalizada chilena Isabel Allende (1942, Lima, Peru) é jornalista desde os dezassete anos – estreou-se na literatura com A casa dos espíritos, em que utilizou os manuscritos das cartas que escreveu para seu avô, enquanto ele se convalescia no leito de morte, para retratar os fantasmas da ditadura de Augusto Pinochet. A escritora transformou-se num verdadeiro best-seller mundial, com dezoito livros publicados em mais de trinta idiomas.



Sem comentários:

Enviar um comentário